5 passos para mudar de vida

Quer mudar de emprego, de casa, de país? Quer mais satisfação na sua vida, mais tempo livre, uma vida mais saudável? Quer mudar de rotina, de grupo de amigos, de parceiro? Seja o que for que quer mudar, se já anda há muito a adiar por falta de confiança ou medo do que virá, conheça aqui alguns passos para a mudança.

Ir viver para outro país, ter um filho, conseguir um novo emprego, avançar por conta própria num projecto sonhado, mudar de estilo de vida e até de relacionamento são exemplos de mudanças que transformam radicalmente a vida de qualquer um e exigem coragem, determinação e planeamento. Talvez por isso tanta gente opte pela via mais simples e segura, continuando a viver a vida a que está habituado, mesmo pondo em risco a sua felicidade.

5 passos para mudar de vida
Muitas são as desculpas dadas para adiar objetivos. Maggie João, especialista em Coaching (processo que pretende fomentar nas pessoas o conhecimento de si mesmas e ajuda as pessoas a alcançarem as suas metas, destinos e objetivos) assegura que “há muitos medos que são necessários combater ou domesticar, sendo que tendemos a desculpar-nos com os outros e o desconhecido”.

Todas as mudanças implicam adaptações que requerem esforço e trabalho, o que a maioria das pessoas deseja evitar, procurando razões que as levem a permanecer nas circunstâncias atuais mesmo que insatisfatórias. Por isso, em alguns casos as situações são levadas a um limite, considerado sem retorno, no qual não existe outra alternativa que não seja a de mudar. Muitas vezes, “é nos momentos de embate no fundo que acordamos e pensamos, temos que fazer alguma coisa: ‘se eu não fizer por mim, ninguém o fará’”, assegura a especialista em coaching.

Se se está a rever nestas palavras, não adie o inevitável e evite chegar a esta situação. Ana Gonçalves Corrêa, psicóloga, explica que “o ideal é agir antecipadamente, dado que, na maior parte dos casos, as consequências que advêm de uma intervenção tardia são demasiado penosas, como por exemplo, elevados níveis de stress, quadros depressivos, relacionamentos desestruturados, entre outras”.

 

Todos os dias são o início do ano

Uma altura típica para fazer listas de resoluções é o fim do ano, mas na realidade todos os dias são o primeiro dia do resto da sua vida. Por isso, não adie mais os seus objetivos e escolha a mudança em vez de continuar a dar voz ao medo do desconhecido. Nós descobrimos que há 5 importantes passos para quem deseja revolucionar a sua vida e alterar comportamentos de uma forma duradoura. Conheça-os.

1. Acredite em si
Para que seja bem-sucedido nos seus objetivos, há que acreditar em si e ter força de vontade. Afinal de contas, o seu principal adversário é você mesmo! Mudar de atitude ou de vida pode não ser fácil, mas se acreditar em si, sair da sua zona de conforto e passar à ação, estará mais perto de alcançar tudo o que pretende.

2. Trace um plano
Defina os seus objetivos e trace um plano de ação. Planeie como e quando vai começar. Aponte num papel exatamente o que é que vai fazer, como vai ser responsável, quais os obstáculos com que, eventualmente, se vai deparar e mantenha-se fiel ao plano.

3. Tenha um a boa rede de apoio
Invariavelmente vai haver momentos em que vai vacilar. Para o ajudar nessas alturas, é fundamental que conte com o apoio e motivação das pessoas que lhe rodeiam e que são importantes para si, como familiares e amigos.

4. Relembre as metas traçadas
Escreva, por exemplo, uma lista dos benefícios mais relevantes e coloque-a, bem visível, num local que utilize com frequência. Progressivamente, estas informações passarão a fazer parte da sua forma de pensar, de agir e de si próprio.

5. Não desista!
Independentemente do número de tentativas falhadas, não desista de mudar a sua vida, se é isso que deseja. Tente descobrir porque é que falhou e estabeleça uma estratégia para superar esse obstáculo da próxima vez.

Assim, se está insatisfeito com algum aspecto da sua vida, aproveite a época de férias que se avizinha para traçar a sua estratégia e siga o conselho de António Variações: “Muda de vida / se tu não vives satisfeito / muda de vida / estás sempre a tempo de mudar/ muda de vida / não deves viver contrafeito / muda de vida, se há vida em ti a latejar”.

Atualizado a:

você pode gostar também