Porque é que o alho dá mau hálito?
Quantos de nós já não viveram o embaraço do hálito de alho e correram ao encontro da escova de dentes na casa de banho mais próxima para resolver, sem sucesso, o problema?
O que acontece é que o alho é composto por gases de cheiro ativo e muito intenso que se libertam ao mastigarmos, esses gases infiltram-se no nosso organismo e levam uma imensidão de tempo para voltar a sair. Sejamos honestos, quantas vezes já não mudámos a ementa num jantar romântico ou profissional para não tresandarmos alho para a pessoa à nossa frente?
Mas atenção que não é só pelo hálito que o alho se faz sentir, o nosso suor e pele também ficam com um leve toque, o cheiro do alho entranha-se de tal forma que pode levar até 72 horas para sair completamente do nosso corpo.
Explicado pela especialista:
A nutricionista Ana Teresa Ramos ajudou-nos a entender o fenómeno:
O nosso hálito é o resultado dos gases que eliminamos vindos do estômago, pulmões e das bactérias que habitualmente temos na boca. Esses gases ficam presentes no organismo e continuam na corrente sanguínea quando o fígado não é capaz de os metabolizar na totalidade, como é o caso do alho, sendo depois eliminados por outras vias, como o suor.
Apesar disto, é importante dizer que o alho tem ótimas propriedades antibacterianas e anticancerígenas, que apesar de nos trazer mau hálito nos pode ajudar a uma boa saúde.
Atualizado a: