Que fatores causam obesidade e quais os riscos associados?

Uma pergunta muito comum é fatores que causam obesidade? Vamos analisar…

O ritmo de vida atual da maioria das pessoas, principalmente a correria dos grandes centros urbanos dificulta a tarefa de fazer uma alimentação correcta e equilibrada dentro desta rotina.

Muitas pessoas acabam por recorrer a comidas mais rápidas, passar num bar ou restaurante e devido a falta de tempo acaba por se alimentar com salgados ou um “X-tudo”… Isso é um dos grandes agravantes em relação as causas da obesidade na atualidade.

Cada vez mais os alimentos que ingerimos são menos naturais e mais industrializados prontos para comer com alto teor calórico, sem necessidade de preparação. Apenas ponha no micro-ondas e pronto. Congelados e conservantes e mais conservantes, as carnes de má qualidade, e extremamente gordurosa.

A má educação alimentar por parte dos país em relação aos seu filhos, os acostumando a comer em Fast Food, doces em excesso etc, são fatores que causam obesidade.

Dados revelam que somente 20% das da população consomem a quantidade ideal recomendada de no mínimo cinco porções de frutas e hortaliças diárias.

O consumo de frutas e hortaliças nunca foi a preferência nacional, porem indo na contra mão, a carne gordurosa sempre esteve entre o prato principal no cardápio do brasileiro.

O que mudou realmente foi os produtos industrializados como dito acima. Cada vez mais, os alimentos tornam-se rápidos de preparar devido a demanda e correria dos grandes centros urbanos, e junto sua nocividade a saúde, e causas da obesidade do mundo moderno.

Sedentarismo

Devido à evolução da tecnologia, o trabalho acaba por se tornar cada vez mas automático e menos manual, ou seja menos esforço físico, o que contribui muito para o sedentarismo.

O sedentarismo é uma das principais causas da obesidade. Pois a falta de exercícios físicos é extremamente impactante para seu organismo, pois o deixando de exercitar, não estará a queimar calorias e acumulando gorduras o que é extremamente prejudicial a saúde, e pode ocasionar diversas doenças.

Devemos ter consciência de que sem uma atividade física regular e hábitos alimentares mais saudáveis, o fator obesidade pode se tornar um problema sério dependendo de sua genética e predisposição de acumular gordura.

Consequências Da Obesidade:

  • Artrite

Artrite é um problema em que a articulação dos ossos está sobrecarregada provocando desgaste e ruptura. Isso não é incomum para as gerações mais velhas, mas as pessoas obesas terão de enfrentar esse problema.

  • Apneia

A apneia do sono também é outro problema sério para pessoas obesas. É um problema no qual o indivíduo para de respirar interrompendo o sono e descansando pouco. Pode também levar a problemas cardíacos.

  • Pressão arterial

A pressão arterial elevada também é outro problema comum enfrentado pelas pessoas obesas.

O coração precisa de trabalhar com um esforço extra para bombear o sangue o que vai causar mais pressão sobre as artérias. Prolongar a condição fará com que o coração e as artérias se desgastem.

  • Depressão

Depressão é um dos problemas mentais comum às pessoas obesas. Devido ao seu tamanho, eles são geralmente o principal alvo de bullying, piadas e críticas. Isto também faz com que desenvolvam uma baixa auto-estima.

  •  Risco De Diabetes

Sempre que exista muita gordura no corpo, a insulina terá dificuldade em transportar a glicose para as células.

Portanto será necessária uma quantidade maior de insulina para manter um nível normal de açúcar no sangue. Se houver muita resistência para à insulina, o problema pode evoluir para diabetes.

 

Obesidade nas Mulheres…

As mulheres obesas podem sofrer de síndrome do ovário policístico, onde podem ter faltas menstruais ou até mesmo deixar de ter esse período.

Isso pode levar a um excesso de hormônios de testosterona que causam a acne, crescimento de pelos em excesso e até mesmo calvície.

A testosterona também vai interferir com o processo de ovulação e causar infertilidade.

Não é de se espantar que a maioria das pessoas obesas não passam dos 60 anos, devido diversas doenças que esta condição causa.

Ao verem esses fatores geralmente as pessoas começam preocupar-se com a situação. A escolha de mudar depende somente de si, e mais ninguém.

Aumente sua qualidade de vida, e sua auto estima alimentado-se de forma correta e eficaz  e elimine as causas da obesidade e suas consequências da sua vida.

Tome uma atitude em relação à obsidade e mude agora sua condição e passe a tomar controle da sua vida e viver de forma mais saudável, perdendo peso, entrando em forma e aumentando sua autoestima.

Atualizado a:

você pode gostar também