Anticoncepcional, como tomar?

Você sabia que a pílula anticoncepcional foi descoberta por acidente, quer dizer, foi descoberta quando se estava procurando uma forma de acabar com a esterilidade das mulheres, e nessa tentativa descobriu-se o método contraceptivo mais comum entre as mulheres.

A pílula anticoncepcional foi com certeza um dos pontos fortes que impulsionaram as mulheres para a revolução sexual que terminou com séculos de repressão para com as mulheres, possibilitando à elas maior controle sobre suas vidas, podendo optar pela gravidez ou não, dando as mulheres uma liberdade sexual até então impossibilitada.

No inicio os anticoncepcionais eram portadores de altas doses de estrogenio e com isso traziam além do aumento de peso efeitos colaterais indesejados como dores nos seios e distúrbios vasculares.

Os anticoncepcionais passaram por inovações, com a redução do estrogênio, com isso as fórmulas modernas reduziram e muito os efeitos colaterais, mas ainda continua sendo contraindicada para mulheres com mais de 35 anos que possuem o vício do fumo, isso porque após esse período os riscos de acidentes cardiovasculares aumentam e muito.

Veja, entretanto que a pílula é uma método contraceptivo, mas que não protege de forma alguma de doenças sexualmente transmissíveis, ou seja, o uso de preservativos é fundamental para que se previnam de muitas doenças.

Anticoncepcional como tomar:

Veja agora como tomar a pílula anticoncepcional:

Comece sempre a tomar no primeiro dia da menstruação;

Todos os dias tome uma pílula, de preferência no mesmo horário, observe que existem cartelas com 21 ou 28 pilulas

Caso você esteja tomando uma cartela de 21 pílulas, quando terminar dê uma pausa de uma semana antes de começar a próxima cartela.

Se o seu anticoncepcional é de 28 pílulas não haverá pausa, o uso será continuo.

Se você se esquecer de tomar a pílula anticoncepcional, mas no entanto se lembrar antes de ter passado 12 horas, tome imediatamente e no horário que esta habituada tome a do dia.

Porém, se quando você se lembrar já tiverem se passado mais de 12 horas, continue tomando normalmente, mas não se esqueça que durante esse mês o método contraceptivo ficou comprometido, por isso terá de se valer de outros meios contraceptivos até que inicie a próxima cartela.

Outro ponto que deve ser observado é você passar por situações  como diarreias e vômitos, pois pode ser que a pílula anticoncepcional ainda não tenha sido absorvida pelo seu organismo, se isso ocorrer, volte a tomar imediatamente assim que os sintomas melhorarem, e siga as mesmas orientações do esquecimento.

Tome sempre a pílula anticoncepcional isoladamente, nunca junto com outros medicamentos.

Quando você começar a tomar a pílula anticoncepcional, no primeiro mês é  aconselhável que você faça uso de algum outro meio contraceptivo, e só no próximo mês sinta mais segurança na garantia.

No inicio do uso, ou seja, nos primeiros meses você poderá observar um sangramento amarronzado que começa e para, não se assuste não é nenhuma patologia e desaparecerá.

Recomendamos que leia também:

A primeira consulta no ginecologista

Causas mais comuns para atraso na menstruação

Quais os melhores Anticoncepcionais do Mercado

Quer engravidar? Saiba como conseguir engravidar com o timing certo!

Atualizado a:

você pode gostar também