Porque coramos quando ficamos com vergonha?

É nos momentos constrangedores que o nosso coração começa a querer saltar pelo peito e a cara aquece que nem chamas. Mas porque é que ficamos vermelhos? Porque é que se vê a vergonha?

 O corar é umas das consequências da reação do corpo a uma ameaça exterior. O corpo dispara uma grande quantidade de adrenalina para o cérebro que vai aumentar a pressão sanguínea por todo o corpo e especialmente na cara.

Ou seja, quando passamos por um momento embaraçoso e isso nos faz sentir vulneráveis, o corpo interpreta a situação como uma ameaça à nossa integridade física e toma providencias para ficando alerta e pronto para reagir ou fugir dos perigos que se avizinham.

 

Curiosidade da curiosidade

Dizem os especialistas que o corar é algo típico do ser humano, ao que parece os animais não conseguem corar.

Explicado pelo especialista

O psicólogo Pedro Santos explicou-nos que a reação vem do sistema nervoso simpático, o corar é a consequência do corpo nos preparar para uma situação ameaçadora: a adrenalina libertada funciona como estimulante natural que nos acelera a respiração e os batimentos cardíacos permitindo mais foco na vista e redirecionando toda a energia para os músculos.

Portanto não interessa a razão pela qual coramos, para o nosso cérebro está um perigo em vista e é a isso que vai reagir.

Atualizado a:

você pode gostar também